A Americanas (AMER3) e a Vibra (VBBR3) anunciaram um acordo para encerrar uma joint-venture de exploração de ativos d varejo que acontecia por meio da Vem Conveniência, mostram comunicados enviados por ambas nesta quarta-feira (23).
A Vem será cindida e as operações da marca BR Mania voltarão para a Vibra por meio de uma nova sociedade, a BR Mania, e os negócios de lojas de pequeno varejo “Local” ficarão com a Americanas.
As ações da Vem da Vibra serão canceladas e a Americanas receberá ações da BR Mania, que serão adquiridas pela Vibra por R$ 192 milhões.
O pagamento acontece porque o volume dos negócios da Local e BR Mania não são equivalentes dentro da participação igualitária da Vem Conveniência.
As negociações quase foram judicializadas após o anúncio de rompimento do contrato por parte da Vibra em 21 de janeiro de 2023, quando a Americanas disse que brigaria judicialmente pelo o que considerava justo.
O time de analistas da Ativa Research entende que o fim desta questão é positiva para as duas companhias.
“Ainda que, quando formalizada, achávamos que a realização da parceria com uma grande varejista era uma boa solução para a melhor performance das Lojas Br Mania, a situação corrente das Lojas Americanas nos faz acreditar que o término da parceria é o melhor caminho para que Vibra possa extrair um maior valor desta operação”, pontua a Ativa.
Segundo a vice-presidente de negócios e marketing da Vibra, Vanessa Gordilho, o valuation da Vem é hoje maior do que era na sua criação e a separação da conveniência em um negócio separado foi uma decisão acertada. “As lojas BR Mania, por exemplo, faturavam em média R 90 mil por mês no início da Vem, e hoje faturam uma média de R 110 mil”, completa.
Veja o documento da Vibra:
Veja o documento da Americanas: