O time de análise do Santander avalia que as empresas de telecomunicações brasileiras irão reportar outro forte conjunto de resultados no quarto trimestre de 2023, mostra um relatório enviado a clientes nesta sexta-feira (26).
Segundo os analistas Felipe Cheng e Cesar Davanço as operadoras devem continuar apresentando crescimento de receita acima da inflação e níveis de lucratividade mais elevados.
“Em nossa opinião, os bons resultados deverão ser impulsionados principalmente pelo segmento móvel, uma vez que o cenário competitivo permanece favorável após a consolidação do mercado”, opinam.
Desta forma, os fortes resultados deverão fornecer dados adicionais à tese de que uma dinâmica competitiva favorável poderá persistir no médio e longo prazo.
“Esperamos que o bom momento se prolongue para 2024. Aos preços atuais das ações, preferimos Vivo (VIVT3) à TIM (TIMS3)”, relatam.
Desempenho das ações da Vivo e Tim nos últimos 12 meses
Projeções
O Santander espera que a Vivo cresça a receita em um ritmo mais rápido do que a TIM, com crescimento de receita de serviços móveis de 8,9% ano a ano, contra um avanço de 7,3% para a TIM.
Em termos de lucratividade, ambas as empresas devem relatar uma expansão de margem Ebitda ajustada semelhante, com a Vivo atingindo 42,2% (+90 pontos-base) e a TIM atingindo 50,6% (+ 70 pontos-base).
“Nossas estimativas de Ebitda ajustado para 4T23 para a Vivo e a TIM estão 2% e 1% acima do consenso. Por fim, esperamos que ambas as empresas apresentem tendências saudáveis de lucro líquido, auxiliadas pela distribuição de juros sobre capital próprio”, concluem.
A Vivo divulga o balanço no dia 20 de fevereiro, após o fechamento dos mercados. A Tim apresenta no dia 6 de fevereiro, após o fechamento.